Módulo 1– Gênero cartaz
1-Leitura de cartazes que direcionam a temática sobre os movimentos sociais.
Estruturar o gênero cartaz por meio de síntese do livro O cartaz (2004)de Abrahan Antoine Moles e por cartazes selecionados para a discussão.
Módulo 2– Análise discursiva
2- Análise discursiva do cartaz MOVIMENTO PASSE LIVRE disponível em https://www.portugues.rfi.fr/geral/20130621-movimento-passe-livre-se-retira-da-onda-de-manifestacoes-no-brasil
Entender a análise de cartazes por meio de referenciais teóricos discursivos
Interpretar as linguagens dos protestos em consonância com o gênero cartaz a partir de análise discursiva
Módulo 3 - Análise linguístico – discursiva dos cartazes das manifestações sociais brasileiras
Compreender o processo do cruzamento de leituras por meio do hipertexto e a multimodalidade da linguagem.
Inferir por meio de práticas intertextuais, hipertexto e multimodalidade da linguagem os processos educativos da temática proposta
Formar o leitor crítico, capaz de perceber os controles de que inevitavelmente é vítima na escola e na sociedade sem geral;
Contextualizar os cartazes em uma perspectiva intertextual e interdiscursiva;
Deslocar o tema dos cartazes para outras leituras que se cruzam, acoplando-as de forma a posicionar o leitor em sua totalidade.
Produzir textos cruzados em uma dimensão socializada/socializante
PRODUÇÃO FINAL
Após os procedimentos de análise linguístico-discursiva dos cartazes teremos como produto final o gênero WebQuest, o qual, abrangerá os diversificados cruzamentos de informação acerca do tema que reflete a conjuntura nacional e global. Como produto final do trabalho será desenvolvido o material didático-pedagógico no site específico, que visa uma metodologia de pesquisa na internet voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.
O site pretende ser, e tem mostrado ser efetivamente, uma metodologia de engajar alunos e professores em um uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e o protagonismo juvenil.
Em linhas gerais, o site parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilização de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos.
Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho realizado em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na web, online.
O site não exige softwares específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de ¸ na metodologia pedagógica.
O cruzamento de texto é essencial para esse tipo de gênero, pois entremeia a temática em detrimento a não fragmentação dos eixos que a norteiam¸ tendo como referência as multimodalidades inferidas e o desenvolvimento da proposta, a divulgação do material pedagógico à comunidade escolar se efetivará por meio do site: https://painel.comunidades.net/builder/backoffice.php?op=novapagina